Passo a Passo você está em: home - Passo a Passo

OLA AMIGO(A) !!!

A prática de decoração com balões é uma verdadeira arte. Além de disciplina, exige o conhecimento de técnicas e aplicação de inúmeras regras conceituais. Neste espaço, disponibilizamos dicas importantes e exemplos de montagem de diversos temas. 
Acesse no menu ao lado qual você vai fazer. Vamos praticar?

          

          

          

         
 

Conhecendo os balões e equipamentos

Os balões da marca Happy Day, linha profissional, são divididos de acordo com as seguintes numerações: 260", Big 250 e 350, 05", 08", 09", 11" Liso e Decorado, Coração 6" e Coração 11".
Os equipamentos e ferramentas são peças essenciais na confecção, montagem e instalação de serviços com balões. Portanto, tenha sempre ao seu alcance desde fitas adesivas até sofisticados infladores.
 

Os equipamentos são divididos em 5 categorias:

  1. ELÉTRICOS: infladores, multímetro, extensão, extensão rápida (jacaré), fios elétricos...
  2. SEGURANÇA: luvas, óculos, protetor auricular, cinto...
  3. ESTRUTURA: bases, tubos de PVC e alumínio, vergalhão, telas SDS, PDS e RMS, redes para chuvas e revoadas...
  4. AMARRAÇÃO: nylon, silvertape (fita prata), dupla-face, fita adesiva comum, fitilho, elástico de dinheiro, clipes de papel, cola balão, grampeador de pressão, etc...
  5. FERRAMENTAS: tesoura, estilete, alicate, fita métrica, medidores de balão, bomba/inflador manual, chave de fenda, chave de boca...

 

Dicas úteis

Preocupe-se em medir perfeitamente seus balões para obter um trabalho final homogêneo. Sempre use um medidor/gabarito para esta tarefa.
É recomendável inflar o balão no máximo 90% de seu tamanho original. Exemplo: inflar o balão de 9" com 8". Isso aumentará a durabilidade do balão, reduzindo a chance de perda por estouro ou vazamento de ar.

Antes de iniciar seu trabalho, verifique se possui balões suficientes.

Estabeleça funções para cada integrante de sua equipe: quem irá inflar os balões, quem irá amarrá-los ao fio de nylon e quem efetuará as instalações.

Armazene os balões em locais sem exposição direta ao sol e umidade

Na hora de amarrar os balões, não dê tantos nós e voltas. Uma ou duas são suficientes.
Prefira o uso de nylon com diâmetro a partir de 0,80. O uso de fitilhos e barbantes não é recomendado, pois agridem o balão no atrito, provocando micro-furos que o farão murchar depois de um tempo.


Fatores climáticos

Exposto ao Sol, qualquer balão sofre um processo acelerado de oxidação, diminuindo sua vida útil e o seu brilho.

Ao inflá-los ao ar-livre, três situações podem ocorrer:

  1. No sol: estouro ou murchamento de balões (principalmente de tons escuros)
  2. Na chuva: os balões mantêm sua forma original;
  3. Na chuva seguida de sol: estouro ou murchamento dos balões


Decoração Clássica: "Guirlandas"

O mode de decoração mais utilizado entre os profissionais é a guirlanda. É o princípio básico para toda e qualquer decoração.
A decoração clássica une a rapidez da montagem com a praticidade da instalação, gerando assim um ganho maior em um menor espaço de tempo.


Inflando e medindo os balões

Os balões são formados por poros como nossa pele, que se dilatam quando inflamos os mesmos. Por isso ao inflar e desinflar um balão, percebemos nós mesmos uma mudança considerável de seu tamanho original.
Quando inflamos um balão, seu poro se dilata tornando este mais vulnerável as trocas gasosas e ao estouro. Ao passarmos o balão pelo medidor de balão fazemos com que o poro se "feche" impedindo a troca gasosa e aumentando assim sua elasticidade (todo balão quando inflado com "ar" deve respeitar o limite de no máximo 90% de seu tamanho original – ex.: balão de 10", inflar no máximo a 9").

Onde Comprar

Newsletter

Cadastre-se para receber as novidades da Happy Day!

Happy Day © 2013 • O balão que brilha por mais tempo